Clarice Lispector : Solidão

Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.

Clarice Lispector

Comentário: O filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) afirma em Ser e Tempo, que estar só é a condição original de todo ser humano. Que cada um de nós é só no mundo. É como se o nascimento fosse uma espécie de lançamento da pessoa à sua própria sorte. Podemos nos conformar com isso ou não. Mas nos distinguimos uns dos outros pela maneira como lidamos com a solidão e com o sentimento de liberdade ou de abandono que dela decorre, dependendo do modo como interpretamos a origem de nossa existência. A partir daí podemos construir dois estilos de vida diferentes: livre, autêntico e autodeterminado ou dependente, inautêntico e subordinado aos outros

A maioria de nós foge da solidão, pois temos medo de ficar sozinhas/os. Porém  todo ser humano está só. Esta é a grande questão da existência, mas não significa uma coisa negativa, nem que precise de uma solução definitiva. Ou seja, a solução não é acabar com a solidão, não é deixar de sentir angústia, suprimindo este sentimento. A solução não é encontrar uma pessoa para preencher o vazio existencial, não é encontrar um hobby ou uma atividade. A solução não é se matar de trabalhar e se concentrar nisso para não se sentir sozinho. Também não é encontrar uma estratégia para driblar a solidão.

A solução é aceitar que se está só no mundo. Simplesmente isso. E sabendo-se só no mundo, viver a própria vida, respeitar a própria vontade, expressar os próprios sentimentos, buscar a realização dos próprios desejos.

…Que minha solidão me sirva de companhia. Que eu tenha a coragem de me enfrentar.que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.

(Clarice Lispector)

A solidão te faz perguntar que sentido a vida tem? Pra que estar aqui nesse mundo? Fazendo o que?
São perguntas  sem respostas,  enquanto você não desenvolver sua capacidade de gerar companhia, nem que seja sua própria companhia.

E isto, estamos dentro do medo. Quando temos medo do escuro fazemos parte dele tambem, e o medo é de nós mesmos.

Seja uma excelente companhia de si mesma/o. A psicoterapia pode ajuda-la neste processo.

Regina Maria Faria Gomes- Psicologa- CRP 29086/6

 

Leave a Comment