“é muito mais fácil defender princípios do que viver de acordo com eles”
Comentário: Aprendemos bem cedo a defender as nossas ideias e os nossos ideais, aquela coisa do “não posso ficar na língua do povo ou mal visto”. Defendemos teses, defendemos ideais, ideias religiosas, politicas, defendemos aquilo que acreditamos toda a vida, sem questionar. Mas será que vivemos de acordo com os princípios que defendemos?
Considero este tema princípios ou ética( termo mais utilizado hoje) de suma importância, pois todos nós queiramos ou não quando fazemos escolhas ou damos uma opinião estaremos dentro deste dilema e temos que o enfrentar. Somos confrontados diariamente com alguns princípios vejamos: quais são as nossas responsabilidades pessoais para
com os pobres ou discriminados ? Teremos alguma justificação para tratar os animais como se não passassem de máquinas que produzem carne para a nossa alimentação? Será legitimo usarmos papel não reciclado? E, em todo o caso, por que motivo temos de nos preocupar em agir de acordo com princípios morais? Outros questões, como o aborto ou a eutanásia, representam decisões cotidianas que a maior parte de nós enfrenta sem se dar conta; Muitas destas questões que podem surgir na nossa vida a qualquer momento.
Então o que significa emitir um juízo moral, discutir uma questão ética ou viver de acordo com padrões éticos? Como diferem os juízos morais de outros juízos práticos? Por que razão achamos que a decisão de uma mulher de fazer um aborto levanta uma questão ética, o mesmo não acontecendo com a sua decisão de mudar de emprego? Qual é a diferença entre uma pessoa que vive de acordo com padrões éticos e outra que não procede assim?
São também temas de preocupação atual sobre os quais todas as pessoas que participam no processo de tomada de decisões da nossa sociedade precisam de refletir. Estamos no ano de eleições municipais é de suma importância pensarmos sobre isto, assim como que escola colocar nossos filhos, que programas de TV assistir, que comida por na mesa, etc.. Enfim Adlai Stevenson como politico da década de 60, já dizia isto.
“Devemos ser o exemplo, da mudança que queremos ver no Mundo”Gandhi disse. Eu quero-me juntar, ao autor desta frase, e como ele, viver de acordo com o que acredito…
Psicologa – CRP 29086/6