Acompanhe o Conselho de Psicologia

Agenda

Frente Parlamentar em Defesa do SUAS
A Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), por iniciativa da deputada Telma de Souza (PT), vai lançar a Frente Parlamentar em Defesa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O CRP SP apoia a criação da Frente e já solicitou sua inclusão como colaborador nos trabalhos da Frente.
Quando: 4 de abril – a partir das 19h
Onde: ALESP – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera
Mais informações: www.al.sp.gov.br

Encontro com psicólogos (as) trabalhadores (as) do CAPS
O CRP SP tem recebido demandas sobre essa atuação que chegam, tanto dos (as) profissionais, quanto de órgãos como o Ministério Público. Por isso, promove este encontro com o objetivo de se aproximar da situação dos (as) psicólogos (as) que trabalham nos CAPS (Centro de Atendimento de Atenção Psicossocial). O evento será uma Roda de Conversa que irá debater assuntos diretamente relacionados ao cotidiano destes (as) profissionais. As conselheiras do CRP SP Graça Câmara e Marilia Capponi estarão presentes na atividade.
Quando: 19 de abril – das 15h as 18h
Onde: Auditório da sede do CRP SP – Rua Arruda Alvim, 89 – Jd. América (próximo ao metrô Clínicas)
Mais informações e inscrições: www.crpsp.org.br/EncontroSaudeMental/

Notícias

Governador de SP veta PL que prevê psicólogos (as), assistentes sociais e psicopedagogos (as) nas escolas

O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decidiu pelo veto total do PL 442/07, que autoriza o Poder Executivo a implantar, nos quadros funcionais das instituições públicas de ensino de educação infantil e ensino fundamental e médio, os cargos de psicólogo(a), psicopedagogo(a) e assistente social. Ele alegou inconstitucionalidade e que as unidades escolares, mediante a necessidade de cada caso, tanto no auxílio do tratamento psicológico, como psicopedagógico de seus (suas) alunos (as), contam com mecanismos de apoio, como o CAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado), o Conselho Tutelar, o SUS (Sistema Único de Saúde), além de parcerias com entidades privadas. CRP SP se mobiliza para pedir a anulação da decisão de governador.
Saiba mais.


Seminário aborda fragilidade do atendimento de saúde à população trans 

O seminário Identidades Trans e Políticas Públicas de Saúde: Contribuições da Psicologia, realizado em 14 de março, no auditório do CRP SP, em São Paulo, traçou um panorama importante sobre o nível do atendimento psicológico às travestis, transexuais e transgêneros na rede pública de saúde. A necessidade de mudanças por meio do acolhimento adequado, com orientação e um olhar voltado para a despatologização da transexualidade foi unanimidade entre os representantes das entidades que participaram da atividade. O seminário fornecerá subsídios para uma nota técnica que será coordenada pelo CFP, com a participação dos Conselheiros Regionais de Psicologia, consultores (as) e movimento social. O objetivo é construir diretrizes éticas e técnicas à categoria sobre o processo transexualizador e sobre as questões da transexualidade.
Saiba mais.


CRP SP prorroga prazo e entidades e/ou coletivos podem enviar sua programação para a Semana da Luta Antimanicomial até 1º de abril

O ano de 2013 segue seu fluxo e a Luta nunca deve parar! Por isso, o CRP SP já começa a se articular para as atividades da Semana da Luta Antimanicomial em todo o estado de São Paulo, que acontecem em maio. Nesse ano, o tema Qual é a sua loucura? vai guiar as ações do Conselho, que pretende trabalhar em conjunto com todas as entidades e coletivos que atuam com usuários (as) de saúde mental, promovendo ações conjuntas. O prazo para o envio destas informações foi prorrogado até 1º de abril.
Saiba mais.


Comissão de Anistia lança o programa Clínicas do Testemunho

Atendendo a demandas históricas de segmentos da sociedade civil, a Comissão de Anistia, ligada ao Ministério da Justiça, lançou oficialmente, em 20 de março, as Clínicas do Testemunho, uma política pública que amplia o programa de reparação no país. As Clínicas do Testemunho foram concebidas após reuniões com especialistas do Cone Sul e distintas organizações sociais. O modelo envolve parcerias com o Governo de Pernambuco, entidades da sociedade civil e com especialistas renomados, com experiência comprovada em atendimento psicológico às pessoas atingidas por atos de violência estatal em regime de exceção, como a ditadura militar. 
Saiba mais.


Seminário do CFP discute imagem da mulher na mídia brasileira

Mulher na Mídia: Subjetividade e Cidadania foi o tema do debate online, promovido pelo CFP e que aconteceu em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O diálogo abordou as formas de violência que a mulher sofre no dia a dia, tanto no campo, como na cidade, bem como a espetacularização da imagem feminina nos meios de comunicação, seja na música, na propaganda ou no trabalho. 
Saiba mais.


Rápidas

Consulta Pública do CREPOP sobre questão da terra segue até abril

O CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas) convida psicólogos (as) de todo o Brasil a contribuírem com suas experiências e opiniões, para a formulação de princípios e orientações para a atuação no campo das políticas públicas relativas à questão da terra. As respostas serão reunidas com outras contribuições e servirão para aprimorar o documento, garantindo que sua versão final reflita os interesses dos (as) profissionais desta área, estabelecendo diretrizes técnicas e orientações pertinentes e coerentes na atuação profissional na área. A Consulta segue até o começo de abril.
Mais informações.


Campanha 18 razões contra a redução da maioridade penal

Organizações que atuam na área da juventude lançaram, em março, a Campanha 18 razões para a não redução da maioridade penal. A Campanha defende que os (as) adolescentes infratores (as) necessitam de instituições preparadas para reeducação que cumpram seus papéis no retorno desses jovens à sociedade e que tenham acompanhamento efetivo do Estado. Em outras palavras, prezam pelo cumprimento das leis já existentes, mas com o aprimoramento de suas medidas práticas, defendendo a implementação prática do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), para que não haja retrocessos nesse aspecto, e apoiando a regulamentação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). “Mais importante que a puni&cc edil;ão é a construção de políticas públicas, de acesso à educação, esporte, lazer, arte e cultura, entre outras alternativas que proporcionem a autonomia e a integração dos jovens na sociedade”, afirma texto publicado no site da UJS (União da Juventude Socialista), uma das entidades que promovem a Campanha.
Saiba mais.


Site sobre Processo Eleitoral 2013 já está no ar

Já está disponível no site do CRP SP a área destinada ao processo eleitoral do CRP SP em 2013. Neste espaço, o (a) psicólogo (a) poderá ter acesso às informações deste tema e também saber mais detalhes sobre uma importante inovação nestas eleições: a votação via internet. Além disso, estão disponíveis os contatos da Comissão Regional Eleitoral (CRE) e também o Regimento Eleitoral. Acesse. www.crpsp.org.br/eleicoes/


Psicólogo (a): atualize suas informações no Cadastro Nacional

Com o objetivo de ter todas as informações atualizadas dos (as) psicólogos (as) de todo o país, o CFP promove a Campanha de Recadastramento Nacional. Por isso, toda a categoria deve verificar se seus dados estão corretos no sistema. Estas informações atualizadas serão fundamentais para que o processo eleitoral em 2013 possa ocorrer, já que a votação será via correio e também pela internet. Não deixe de atualizar seus dados.
Acesse: http://cadastro.cfp.org.br/siscafweb/configPortalServico.do?portal=1&sigla=CFP


CFP divulga relatório sobre Ano Temático da Avaliação Psicológica

O CFP divulgou o relatório do Ano Temático da Avaliação Psicológica, aprovado na Assembleia das Políticas, Administração e Finanças (APAF), realizada em maio de 2012. O material é resultado do Seminário Nacional de Encerramento do Ano Temático, realizado em 23 e 24 de março de 2012 que, por sua vez, é fruto dos seminários regionais sobre o tema. Assim, o material apresenta desafios referentes à construção da avaliação psicológica no Brasil, bem como o registro das falas dos integrantes da mesa de abertura do evento nacional. Confira a íntegra do material.


CNAS aprova Política Nacional de Educação Permanente do SUAS

O Conselho Nacional de Assistência Social publicou no Diário Oficial, em 20 de março, resolução em que aprova a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que já está em vigor. “Educação Permanente não se refere apenas a processos de educação formal. Em um sentido mais amplo, ela diz respeito à formação de pessoas visando a dotá-las das ferramentas cognitivas e operativas que as tornem capazes de construir suas próprias identidades, suas compreensões quanto aos contextos nos quais estão inseridas e seus julgamentos quanto a condutas, procedimentos e meios de ação apropriados aos diferentes contextos de vida e de trabalho e à resoluç&atilde ;o de problemas”, afirma trecho do documento. 
Acesse o arquivo completo.

Leave a Comment