Sabedoria :Escutar com os dois ouvidos??

Robert Wong escreveu um livro que vale a pena ler sobre ” O sucesso esta no equilíbrio”. Estas reflexões vieram desta leitura.

Quem já não ouviu este chavão. ” Você tem duas orelhas e uma boca. Ouça mais e fale menos.”. Concordo com Robert Wong . Devemos ouvir duas vezes mais , não por que temos duas orelhas, mas sim, porque devemos ouvir as vozes externas e as vozes internas ( da intuição, da sabedoria, do sentimento, da nossa verdade).

Ao ler ou ao ouvir algo devemos sempre fazer este exercício de escutar com os dois ouvidos, ouvindo e refletindo sobre o que o outro diz, mas principalmente como isso ressoa  no nosso interior, buscando as respostas dentro de cada um de nós.

Este equilíbrio de escuta nos levará inevitavelmente a uma viagem valiosa, que é o autoconhecimento. Esta é uma viagem somente sua. Como recompensa você encontrará a sabedoria e a auto confiança que são fundamentais para nossos relacionamentos profissionais e pessoais.

Como dizia  Hermann Hesse 

“Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”

A sabedoria que adquirimos nesta escuta surge da combinação criativa entre os conceitos teoricos e a pratica que assimilamos durante a vida. A informação que recebemos diariamente só se transforma em conhecimento na medida que assimilamos ele, ou seja colocando-o dentro de nós e, com a nossa sua vida, realizar o potencial nele contido.

A experiencia que digo, não é o que nos acontece, mas sim o que fazemos e realizamos com aquilo que nos acontece.

A Sabedoria então e a mágica que acontece quando unimos a teoria(conhecimento) e a pratica ( experiencia); a a intenção a a ação. Quando através da intuição, da imaginação e da criatividade criamos algo.

Há um ditado chinês que exprime estes sentimentos: quando duas pessoas se cruzam e trocam seus cavalos, cada um vai para casa com um cavalo. Quando trocam idéias, conhecimentos ou experiências, ambas ganham em dobro, levando, para casa duas idéias.

Regina Maria Faria Gomes- Especialista em Psicologia Clinica, especializada em Gestão de Saúde Publica.

Leave a Comment