Cuidar da saúde ao som de uma música de qualidade é muito especial, por isso a musicoterapia traz tantos benefícios e faz muito bem à audição.
Já pensou você além de curar de algum mal que o acomete ficar horas sendo levado pela música, pelos acordes, pelas notas musicais?
Um estudo publicado pela revista científica The Journal of Pain revelou que a música pode aliviar dores, especialmente em pessoas muito ansiosas. De acordo com a pesquisa, feita pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, a sonoridade ativa determinados caminhos sensoriais no cérebro, estimulando respostas emocionais e ativando a atenção cognitiva nesse processo.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram cerca de 140 pessoas e as instruíram a ouvir músicas e tentar se concentrar nas melodias e identificar as variações de tons. Enquanto isso, elas recebiam pequenos choques elétricos na ponta dos dedos.
Os resultados apontaram que a sensibilidade e o incômodo com a dor diminuíam enquanto as pessoas ouviam as músicas e se concentravam nas tarefas requisitadas pelos pesquisadores.
O que também chamou a atenção dos realizadores do teste foi o fato de que as pessoas com melhores desempenhos foram aquelas avaliadas pelos estudiosos como “bastante ansiosas”. Segundo a publicação, essas pessoas estavam tão concentradas na música que mal podiam indicar se haviam sentido alguma dor durante o teste.
Para os autores do estudo, os resultados poderão auxiliar na identificação de métodos alternativos que contribuam com a diminuição das dores. Eles lembraram ainda que as técnicas utilizadas para amenizar o desconforto físico devem levar em consideração características da personalidade de cada paciente, o que deverá ser estudado nas próximas pesquisas.
* Publicado originalmente no site EcoD.