Mulheres em foco: construções cinematográficas brasileiras da participação política feminina, é a oitava obra apresentada neste blog, das 200 obras disponibilizadas pela Rede SciELO Livros, com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto de pesquisas, ensaios e estudos. O portal visa à publicação on-line de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos, disponível no endereço http://livros.scielo.org.
Autora: Danielle Tega – Editora UNESP- 2010
Sinopse: O cinema como objeto de estudo para verificar o modo pelo qual a resistência política à ditadura militar foi representada no período a ela posterior, dando destaque à participação feminina. A análise fílmica possibilitaria observar quais elementos estariam presentes em cena para retratar tal questão, e os estudos de gênero permitiria debater de que forma as relações sociais entre os sexos eram abordadas nos filmes selecionados. Trata-se, portanto, de compreender não apenas como a resistência à ditadura é representada, mas, sobretudo, como esse passado é reconstruído nas diversas formas em que pode ser materializado pela perspectiva feminista, considerando que esta trabalha com elementos fundamentais na luta em torno da memória e pelo reconhecimento de histórias esquecidas. Nesse sentido, procuro privilegiar os pontos onde se cruzam os estudos da memória e o pensamento feminista, visto que este atinge profundamente as necessidades de um resgate histórico ao denunciar o esquecimento de reivindicações, lutas e ações das mulheres.
No fundo, tudo dependerá do modo pelo qual o
passado será referido no presente: se
permaneceremos no simples remorso ou se
resistimos ao horror com base na força de
compreender até mesmo o incomprrensível.
Adorno, 2006
Gostou? Que tal ver a edição completa do livro clicando AQUI. Você encontre a na parte 1-Tecendo os fios: memória, feminismo e cinema, na 2 Vozes femininas em cena e na 3- outras vozes nos conflitos da memória.
Excelente viagem.
Regina Maria Faria Gomes – CRP 29086-6 – Psicologa.