Mas que Outro é esse a que nos referimos? Haveria alguma identidade ou rosto para singularizá-lo?
A literatura do outro e os outros da literatura, é uma das 200 obras disponibilizadas , com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto de pesquisas, ensaios e estudos que o SciELO lançou a Rede SciELO Livros, portal que visa à publicação on-line de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos, disponível no endereço http://livros.scielo.org. A coleção se inicia com títulos em acesso aberto, incluindo obras das editoras da Unesp, Ufba e Fiocruz.
Organizadores:Dias, Maria Heloísa Martins; Oliveira, Sônia Helena de; Piteri, Raymundo- Editora UNESP- 2010.
Resumo: Os textos aqui reunidos se oferecem como possíveis leituras da problemática do Outro na literatura, pertencente a diversas esferas e recortado conforme a perspectiva crítica adotada em seu enfoque pelos autores. O propósito maior desta coletânea, portanto, é fornecer ao leitor reflexões e questionamentos sobre os aspectos implicados na relação eu x outro presentes nas manifestações literárias tomadas como objeto de análise. Desse modo, os gestos de escrita e leitura serão dimensões em relevo ao longo deste livro, complementando-se e coproduzindo-se no percurso crítico que vai do eu(s) ao outro(s). Temas tratados:
1- O espaço das referências à mitologia clássica nas Memórias póstumas de Brás Cubas e a tradição literária: ninfas, musas e Zeus Maria Celeste Tommasello Ramos
2- Sobre lobos e homens: memória e testemunho em “Os salteadores”, de Jorge de Sena Orlando Nunes de Amorim
3- A ficção e seus Outros: história e testemunho em Alá e as crianças-soldados, de Ahmadou Kourouma Flávia Nascimento
4- Roberto Bolaño: conselhos sobre a arte de escrever contos- Roxana Guadalupe Herrera Álvarez
Vamos então a leitura. Baixe download AQUI
Regina Maria Faria Gomes- Psicóloga – CRP 29086/6