Drogas: Indo além da internação compulsória

Dependência Química  .. Alcoolismo ….. Drogas. Tema recorrente nos serviço social, na  saúde, na educação, na segurança publica…  em várias localidades do Brasil.  O peso que a palavra contém muitas vezes trava o diálogo e angustia os profissionais, diante da infinidade de lacunas que encontramos para dar respostas a este quadro.

Falar de dependência química não é novidade. Mas, falar de dependência química na atualidade implica em se considerar novas configurações desta doença.

Como lidar? O que fazer? Grupos de anônimos A.A /N.A?  Internar? Encaminhar para onde? Frente aos debates atuais sobre Internação compulsória, as operações policias na cracolândia e em relação às politicas sobre drogas no Brasil, surgem muitas preocupações e incertezas. Como se situar nesse debate? Como se posicionar frente aos casos que chegam nos serviços?

Selecionamos alguns autores e profissionais que se propõe a pensar sobre estas e outras questões para apresentar e fomentar o debate!

  •     Livro editado pelo CRP em 2012 Em debate: Alcool e outras drogas. Para download clique aqui.
  • Esta publicação foi concebida a partir de uma leitura crítica do panorama atual que cerca o fenômeno do uso/abuso de substâncias psicoativas, principalmente as ilícitas. Nos últimos dois anos, temos visto uma retomada da discussão em torno do uso de drogas, principalmente do emergente e, antes localizado, crack. A constante aparição deste debate acontece na mídia, que tem alardeado a situação de forma distorcida, e também nas campanhas eleitorais, nos discursos de políticos e na definição de estratégias de ação e de políticas públicas. Ao mesmo tempo em que se reacende a discussão sobre o assunto, é surpreendente o quão superficial e cheia de preconceitos ela está acontecendo, como se não tivéssemos nunca lidado com o uso de drogas na história da humanidade. Esta publicação vem fazer frente a isso, para mostrar o que já vem sendo feito e pensado sobre essa questão.

Indicações de documentários:

  • Cortina de fumaça (2010)  documentário “Cortina de Fumaça” coloca em questão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas conseqüências político-sociais em países como o Brasil e em particular na cidade do Rio de Janeiro Dirigido pelo jornalista Rodrigo Mac Niven
  • Quebrando o tabú (2011) Documentário – Há 40 anos, os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas, os danos causados pelas drogas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, Quebrando o Tabu escuta vozes de realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Quebrando Tabu é um convite a discutir um problema perto de todas as famílias.. Dirigido por Fernando Grostein Andrade
  • Internação Compulsória – Programa Tema Quente – Rede TV  – O Conselheiro do CRP SP, Luis Fernando de Oliveira Saraiva, participou do programa Tema Quente, da Rede TV, de 24 de janeiro, para discutir a política de internação compulsória que está sendo adotada pelo governo do estado de São Paulo. “O que de fato o poder público vem fazendo para cuidar destas pessoas, além deste extremo que é a internação compulsória?”, questionou Saraiva durante o programa, que também chamou a atenção para o consumo de outras drogas. O Programa contou também com a participação do desembargador e coordenador do núcleo de infância e juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Malheiros. Assista a íntegra.
  • Internação Compulsória – Jornal Repórter Brasil – TV Brasil  – A implementação, por parte do governo do estado de São Paulo, da internação compulsória de usuários (as) de crack da região central da capital, ganhou reportagem no Jornal Repórter Brasil, da TV Brasil, de 21 de janeiro. A posição contrária do CRP SP foi apresentada na matéria. Confira.

Para saber mais sobre trabalhos com Redução de danos:

artigos, videos  e textos sobre o assunto:

  • Café filosófico com a psicanalista Maria Rita Khel, sobre Drogas e Psicanalise  disponível para assistir aqui.
parte 1
parte 2
parte 3
parte 4

Esperamos que as indicações possam contribuir para quem deseja conhecer mais sobre o assunto.

Quem conhecer outros textos, filmes ou sites interessantes  sobre o assunto, por favor poste as referências nos comentários!

Leave a Comment