Diário de uma busca: Perguntas que não se calam

Este é um documentário muito interessante e uma boa oportunidade para reflexão sobre um dos períodos dramáticos na história recente do Brasil.Uma questão para cada um de nós, sobre cada um de nós.

Passando por Porto Alegre, Santiago, Buenos Aires, Caracas e Paris, a autora vai montando com lucidez um panorama histórico da época ao mesmo tempo que redescobre detalhes de suas origens e motivações familiares. Uma Filha refaz os caminhos do pai – militante de esquerda misteriosamente morto em 1984 – por vários países, em muito bem realizado documentário: “Diário de uma busca”: além da história oficial.

É uma viagem no tempo e no espaço: Flavia passa por Porto Alegre, Santiago, Buenos Aires, Caracas e Paris, cenários do exílio de Celso e da família, da ilusão e do fracasso de projetos políticos pelos quais muita gente lutou e morreu. Muitos, em vão.

O documentário é ao mesmo tempo simples, poderoso e comovente. Combina sem excessos, une muito bem a intriga policial e os testemunhos de familiares, amigos e companheiros de luta, costurados com o relato na primeira pessoa (Flavia) de uma infância entre o exílio e a luta armada. As leituras em off das cartas entre Celso e a família ajudam o espectador a fazer parte da viagem.

Flavia consegue passar uma imagem apolítica dos fatos, aquela que tinha de tudo na época, reforçada por fotografias e outros registros de seu passado: a visão de uma criança que devidamente registrava tudo, mas não entendia quase nada.

Site Oficial: http://diariodeumabusca.com.br/sinopse.php

Leave a Comment