Comida: prazeres, gozos e transgressões

… e morrerei feliz do coração de ter vivido sem comer em vão.
Vinicius de Moraes

Angelina Bulcão Nascimento, em 2007, pela editora EDUFBA, publica este livro que você pode ler todo ele, gratuitamente pelo Sciello Bocks   clicando AQUI, enfoca vários aspectos que se entrelaçam, para que o objetivo de ampliar a questão da alimentação para além da nutrição, seja alcançado. Rede SciELO Livros, com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto de pesquisas, ensaios e estudos. O portal  visa à publicação on-line de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos, disponível no endereço http://livros.scielo.org.

O criador, ao obrigar o homem a comer para viver,
o convida com o apetite e o recompensa com o prazer.
Brillat-Savarin

Este é um livro que, pela originalidade de seu enforque, pelo cuidado na pesquisa dentro de uma área que, afinal, atinge a todos, não pode deixar de despertar grande interesse. E de ensinar a ver aspectos da realidade em que as pessoas estão imersas e, por isso, cegas para eles. É uma leitura proveitosa, enriquecedora, erudita e, em grande parte – o que parece cada vez mais raro – despretensiosamente divertida.

Neste livro, a uma especial ênfase ao prazer de comer e de beber. Inicialmente discorre sobre o paladar e, em seguida, sobre os diversos aspectos da alimentação: sociais, literários, simbólicos, religiosos, sexuais, artísticos, sua relação com a política, arte, filosofia, o consumo.

A estreita sintonia do prazer com os órgãos sensoriais, cuja sede é o corpo, é enfocada, embora sucintamente, e destaca sua importância em tempos que a aparência física é cultuada. Cita as mudanças da concepção da corporalidade sagrada e profana, e suas consequências, abordando comportamentos motivados pelo fenômeno do corporalismo e da corpolatria, tais como a obediência à moda, o apelo exagerado aos produtos de beleza e cirurgias estéticas, a prática compulsiva de exercícios físicos e dietas.

Discute os “dogmas” pós-modernos relativos ao culto à saúde e à estética corporal, assim como destaca os vínculos existentes entre alimentação, saúde e doenças (alimentos recomendados, condenados, distúrbios alimentares: obesidade e anorexia) e sobre os vínculos entre beleza e saúde (cosméticos, ginástica, regimes, operações plásticas).

Aponta algumas maneiras como se manifesta o mal-estar da cultura contemporânea, especialmente em relação à alimentação, ao corpo, às contradições da Medicina e Dietética que provocam conflitos.

Quem tem inconsciente não precisa de inimigos.

Jehorvan Carvalho

Admitindo a estreita relação entre prazer e sofrimento que, para o senso comum são termos contraditórios, a autora busca apoio na teoria psicanalítica para abordar sumariamente os elos entre ambos, assim como os elos entre o prazer e o desejo, levando em consideração as origens comuns destes dois conceitos vinculados ao alimentar-se que, por sua vez, consiste em uma forma de consumir.

O projeto da prática científica em geral se defronta com a

impossível (faustiana) e arrogante pretensão

de buscar saber tudo sobre todos.

Naomar de Almeida Filho

Não fique com agua na boca, aprecie.

Regina Maria Faria Gomes- Psicologa- CRP 29086/6

 

Leave a Comment