Onde estará a inocência?

“Bastará nunca sermos injustos para estarmos sempre inocentes?”

Les confessions – Página 231, Jean-Jacques Rousseau – 1782

Comentários: Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político eescritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra(Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). Éconsiderado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suasidéias influenciaram a Revolução Francesa(1789).

Os pressupostos básicos de Rousseau a respeito da educação eram a crença na bondade natural do homem, e atribuir à civilização a responsabilidade pela origem do mal.

Cada fase da vida, para Rousseau, tem suas características próprias. O homem e a sociedade modificam-se, e a educação é fundamental para a necessária adaptação aessas modificações.

Rousseau afirma que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança noseu contato com a natureza.
 No contexto de sua época, Rousseau formulou princípios educacionais que permanecematé os nossos dias, principalmente quando afirmava: que a verdadeira finalidade daeducação era ensinar a criança a viver e aprender a exercer a liberdade. Pode-se afirmar que as idéias de Rousseau influenciam diferentes correntes pedagógicas, principalmenteas tendências não diretivas, no século XX.Assim, podemos enfatizar que na verdade Rousseau é ao mesmo tempo amado etemido: sua obra e mesmo sua pessoa são fascinantes para uma época em que um novo homem se abria para novos tempos, em que um eu solitário e muito puro se abria para ofuturo e sobretudo para a alma romântica que estava nascendo.
Fonte: Academia: Escola Livre de Filosofia

Leave a Comment